top of page
Foto do escritorSimone Andrea

A fé como censura

Atualizado: 20 de ago. de 2023






Há um prédio no meio do caminho de quem se dirige, de carro ou de ônibus, do Centro ou da Zona Sul da cidade de São Paulo em direção à Zona Leste. Suas portas e janelas em arcos coloridos, beirais e colunas nas cores do arco-íris atraem o olhar. Mas é a sua imensidão que se sobressai. São 61.000 m2 de área útil, mais do que o dobro do Ginásio do Maracanãzinho, com seus 22.940 m2. O colosso corresponde à sede da igreja pentecostal "Deus é Amor", fundada em 1962 pelo "missionário" Davi Miranda, já falecido, presente em 88 países.

Agosto de 2023. Entro em uma loja e interesso-me por um produto. O som ambiente do estabelecimento toca rock brasileiro dos bons. Parece de Brasília, dos anos 80. Levo o produto à caixa. Pergunto às trabalhadoras da loja que som era aquele. Capital Inicial, respondem em uníssono. Digo que adoro. Uma delas: Nosso chefe também. Indago-lhes se apreciam rock. Uma delas faz que sim. A outra: Não. De que tipo de música você gosta?, quero saber. Ela: Eu só ouço música evangélica. Gospel.

Inicio uma conversa com a trabalhadora. Ela me revela que é fiel da igreja "Deus é Amor"; que só pode ouvir música gospel; os pastores pregam que as mulheres têm que ser submissas aos homens, mas ela, quanto a isso, não concorda.

Após conversar com a moça, procurei me informar sobre a igreja e pus-me a refletir sobre o que encontrei.

Na minha cidade natal, tínhamos uma amiga de família muito querida, fiel de uma igreja batista. Ela não podia ouvir rádio nem ter televisão. A igreja pentecostal "Deus é Amor", além de não permitir aos fieis a música não-religiosa, também proíbe a televisão, o cabelo comprido e a barba para os homens, e o curto para as mulheres, calça comprida e salto alto para as mulheres, dentre outras proibições.

Outras denominações, como a Assembleia de Deus dos Últimos Dias, e vários ministérios da Assembleia de Deus, trazem proibições semelhantes, a maior parte dirigida às mulheres. Não usar maquiagem, sob pena de serem chamadas de "Jezebel" e excluídas; não usar cabelos soltos nem mostrar as pernas; homens e mulheres sentam-se separados nos cultos. Essa segregação foi-me relatada por pessoa amiga que foi surpreendida por ela, num templo em Goiânia-GO.

Voltando à censura da música e da televisão, trata-se de uma regra inspirada pela fé ou terá outra finalidade?

Impedir uma pessoa de ter acesso aos meios de comunicação, televisão, jornais (a televisão é o meio preferido das pessoas atarefadas) têm como objetivo mantê-las no desconhecimento do que se passa no mundo, de outras ideias que não as da igreja. O mesmo se diga da censura musical, na qual somente o "gospel" é permitido.

Essas igrejas, muitas fundadas durante a ditadura de 1964-1984, censuram as comunicações e as artes com a finalidade de manter as mentes dos fieis cativas das crenças por elas impostas, incapazes de pensamento crítico e de libertação. Pior: com isso, as igrejas mantêm os fieis no desconhecimento de seus direitos garantidos por lei, como a igualdade entre homens e mulheres, inclusive no casamento, o direito das mulheres ao trabalho, o direito de todas as pessoas à educação, à cultura, ao desporto, ao lazer, ao planejamento familiar, à proibição da censura, à liberdade de expressão.

Em nome de uma compreensão muito rasa e defeituosa da liberdade de culto, nossos juristas e tribunais nada fazem contra essa forma de escravidão praticada pelas igrejas, consistente na determinação do que cada um pode ver, ouvir, sentir, pensar, escolher, usar. Escravidão perversa, dos corpos e mentes, constrangidos que são em nome de Deus, a nada cogitar, apenas a obedecer.

Enquanto isso, os músicos gospel brasileiros agradecem, beneficiados por essa censura. Estima-se que a música "gospel" no Brasil movimente 2 bilhões de reais por ano, o que equivale a 20 % do mercado fonográfico nacional.



Fontes:

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 20/08/2022.








282 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page